Home / noticias-geral / Projeto sobre o uso sustentável e racional da água tem veto derrubado
O projeto fomenta a execução de ações que promovam a troca da “cultura do desperdício” pelo “esforço do uso consciente”.

Projeto sobre o uso sustentável e racional da água tem veto derrubado

Os vereadores derrubaram o veto feito pelo poder executivo referente ao projeto de lei que dispõe sobre a realização de palestras acerca do uso sustentável da água para os alunos da rede municipal de ensino fundamental de Virginópolis. O projeto sensibilizou os membros da Câmara Legislativa sobre a importância do uso racional desse recurso. E mais que isso, está fomentando a execução de ações que promovam a troca da “cultura do desperdício” pelo “esforço do uso consciente” nas escolas.
O projeto de lei de autoria da vereadora Maria Ângela (PT), prevê a oferta de duas palestras anuais sobre o uso sustentável e racional da água para os alunos de 1° e 2° ciclos da rede municipal de ensino fundamental. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação poderá realizar convênios e parcerias com entidades da sociedade civil e da administração pública para a realização das palestras ou entidades do município que não gerem custos.
A vereadora Maria Ângela (PT) reforçou que a água é um bem comum de que todas as pessoas e animais necessitam para a sobrevivência. “A preocupação com a água e seu correto uso vem despertando a atenção de países e governantes, afinal, em muitos lugares, falta água potável e, em outros, fica cada vez mais caro conseguir água para uma população que já passa dos 7 bilhões de pessoas na Terra.”
Em Virginópolis, a água que é usada para o consumo e a preparação de alimentos, limpeza, banho, vaso sanitário, dentre outros, é tratada e potável. “A água é vital para todas as atividades e, portanto, é extremamente importante que a preocupação com seu uso correto seja uma constante. Pequenas mudanças na rotina da população podem fazer toda diferença”, concluiu a vereadora.