Home / noticias-geral / Credencial para vagas especiais já pode ser emitida em Virginópolis
Idosos e pessoas com deficiência já podem procurar a Assistência Social para garantir a credencial

Credencial para vagas especiais já pode ser emitida em Virginópolis

Encontrar uma “vaguinha” para estacionar o carro em pleno centro de Virginópolis dependerá muito da sorte do condutor. É basicamente uma questão “de lua”, certo momento tem vaga, outro não, ou tem aquela que promete te fazer suar a camisa na tão “apertada baliza”. Por isso, não é à toa que os idosos e pessoas portadoras de deficiência física ou visual têm direito a vagas especiais em estacionamentos em qualquer lugar do Brasil. A multa gravíssima pontua 7 pontos na carteira do condutor desatento que estacionar em vaga reservada, mais um prejuízo em seu bolso de R$ 293,47.
Em virtude disso, foi aprovado pelo município o projeto de lei que dispõe sobre a reserva de vagas em estacionamentos públicos e privados para pessoas com deficiência física e idosas. A proposta promete levar a inclusão e a acessibilidade para as pessoas idosas e pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida. Os interessados já podem se procurar a Assistência Social de Virginópolis para se cadastrar e garantir o benefício.
A vereadora Maria Ângela Coelho (PT), que criou o projeto de lei municipal, explica que com vagas garantidas a este grupo de pessoas, a medida irá facilitar o acesso deles á igrejas, bancos, estabelecimentos comerciais e repartições públicas. “Desta forma, além de proporcionar a acessibilidade e a inclusão social, estaremos melhorando a qualidade de vida das pessoas, tendo em vista que muitas vezes não encontram estacionamentos próximos a onde deseja ir, o que fazem deslocar de grandes distâncias, dificultando assim o acesso onde deseja ir”.
A lei prevê que os estacionamentos públicos e privados em todo o território municipal são obrigados a reservar, no mínimo 5% de suas vagas para pessoas idosas, com mais de sessenta anos de idade, bem como para pessoas portadoras de deficiência física ou mobilidade reduzida. “Por garantir o benefício que é lei ampliamos o acesso a vaga reservada em nosso município. Por isso, idosos e pessoas com deficiência já podem procurar a Assistência Social de Virginópolis para garantir a credencial”, finalizou a vereadora.